quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Núcleo de Casas Enxaimel em Ivoti - RS


O Núcleo de Casas Enxaimel é com certeza o principal ponto turístico da cidade de Ivoti, é o local onde se encontram alguns dos imóveis construídos enxaimel e em bom estado de conservação. A ONG Defesa Civil do Patrimônio chegou fazer um levantamento de quantas casas no estilo foram construídas na cidade, o estudo apontou 32 imóveis, no qual apenas seis se encontram em bom estado. Para quem não sabe, a técnica de construção Enxaimel, que no alemão é fachwerk, foi um estilo de construção utilizado pelos imigrantes alemães que colonizaram o Sul do Brasil.
Além das casas em estrutura de madeira e paredes de tijolos/barro, o ponto conta com a famosa Ponte do Imperador, cuja construção foi financiada por Dom Pedro II e é datada de 1864.
O local é bem movimentado em finais de semana, muitas famílias aproveitam o tempo de descanso para ir visitar e tomar aquele chimarrão. Existem também aqueles que vão para fotografar, pela beleza o lugar virou um ótimo ponto para ensaios fotográficos de casamento, aniversários de 15 anos e etc.
Atualmente ninguém mora nas casas do Núcleo, estas são preservadas apenas para visitação. Abrigando a casa do Artesão, Museu, Depósito de Acervo e Departamento de Cultura e Turismo. Ainda, ao acessar o site de turismo de Ivoti, vimos que a prefeitura promove três feiras no local: a Feira do Mel, Rosca e Nata e a Feira das Flores. Posteriormente, a partir de 2008 tem sido realizada mensalmente a Feira Colonial.
A Rota Romântica em si é muito linda, com isso aproveitamos o tempo bom para colocar o fusca para rodar e poder apreciar com calma todo o percurso até a cidade.





A cidade ainda possui outros pontos interessantes para se conhecer, aos poucos vamos apresentando-os para vocês!

Um comentário:

  1. Nossa achei tudo maravilhoso parece cenário de Filme ♡ adorei !

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir

Citação

Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Mark Twain

Instagram